-
Arquitetos: ALVMTR, Alejandro Suarez
- Área: 140 m²
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, localizada no Premiá de Dalt (bairro nos arredores de Barcelona), é a nova casa de um jovem casal, em um terreno em declive acentuado e com uma bela vista panorâmica do mar. O projeto tinha que oferecer um espaço comum com acesso ao exterior, cozinha integrada, dois quartos, ambiente flexível para uso diário ou escritório, dois banheiros, lavabo e garagem.
Foi decidido organizar o projeto em dois níveis. Um térreo aberto de caráter público, sem divisões e com grandes janelas, tem acesso a um deck exterior, com o objetivo de criar um espaço de convívio com forte ligação ao ambiente externo excepcional. Os quartos refugiam-se no piso superior em busca de intimidade.
Esta ideia é colocada em tensão ao introduzir a dimensão vertical: uma abertura de pé-direito duplo conecta a vida pública com a vida privada no nível superior, em um espaço aberto e flexível que organiza e distribui os ambientes ao seu redor.
Do lado de fora, essa divisão do nível público e privado é claramente materializada. Muros de contenção de concreto armado embutidos na encosta e pilares de aço H permitem a abertura de grandes janelas, formando uma base de concreto aparente e planos transparentes. Enquanto isso, o nível superior é revestido em suas quatro fachadas com placas de PVC com acabamento em madeira, com um sistema de painéis deslizantes que permitem proteção contra a luz solar e abrem para desfrutar das vistas. Destaca-se um design de linhas simples, sem ornamentação e atenção aos detalhes.